BUE - Balcão Único Empresarial
Nos últimos dias fomos confrontados com comunicados e notícias sobre uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que, alegadamente vem dar razão a uma posição assumida por uma das entidades de gestão coletiva de direitos de autor, sobre a exigência de cobrança pela difusão de obras através de aparelhos de rádio e de televisão, nos estabelecimentos de Restauração e de Bebidas.

MARMITAR

Portugal é dos países europeus com menos dias de férias, contudo os trabalhadores dos países mais produtivos elegem o território nacional para descansar.

Limpeza, serviço e qualidade do quarto são os aspectos positivos que os hóspedes destacam no índice da PwC.

‘Turismo 2020 – Cinco princípios para uma ambição’ é o novo plano estratégica do Governo para o Turismo no período de 2016-2020, substituindo o PENT, cuja vigência termina este ano. A ambição é tornar Portugal no “destino turístico mais ágil e dinâmico da Europa”. Os princípios são os que têm pautado a actuação do actual Executivo: Pessoa, Liberdade, Abertura, Conhecimento e Colaboração.

As empresas nacionais gastam em média 275 horas para pagar impostos e contribuições, o quinto valor mais alto da União Europeia, revela o estudo 'Três Décadas de Portugal Europeu: Balanço e perspetivas', que vai ser hoje apresentado em Lisboa

O IAPMEI e as associações empresariais Acege, CIP e Apifarma, fundadores do Compromisso Pagamento Pontual, consideram que o Estado e as empresas estão a dar mais importância aos prazos de pagamento.

O IAPMEI e as associações empresariais Acege, CIP e Apifarma, fundadores do Compromisso Pagamento Pontual, consideram que o Estado e as empresas estão a dar mais importância aos prazos de pagamento.

Lei já foi aprovada mas pode não garantir a equidade pretendida.

Lei já foi aprovada mas pode não garantir a equidade pretendida.

Lei já foi aprovada mas pode não garantir a equidade pretendida.

Solução é desenvolvida pela SIBS, a entidade que gere a rede Multibanco

Solução é desenvolvida pela SIBS, a entidade que gere a rede Multibanco

Ritmo de falência de pequenos restaurantes tem crescido.
Do brinquedo eléctrico para distrair as crianças aos grelhadores, passando pelas vitrinas, tudo paga.

Se é trabalhador do setor privado e não pretende receber os subsídios de férias e de Natal em duodécimos deve avisar a entidade empregadora até ao final do dia de hoje, alerta do Diário Económico.

O autarca de Lisboa decidiu criar taxas sobre o turismo e para a proteção civil, mas acaba com a taxa sobre a conservação de esgotos. No orçamento da câmara há lugar para polémicas com o Governo.

Taxa de desemprego caiu para 13,1%, somando já seis trimestres seguidos de descidas. Novos empregos abrandaram.

Associação de defesa do consumidor fala em medida “injusta e desproporcionada” que vem “sobrecarregar os contribuintes com mais um imposto”.

Dados foram revelados pelo Eurostat.

A greve marcada pelo SNPVAC, sindicato que representa os tripulantes de cabina, para hoje, dia 30 de Outubro (5ª feira) e 1 de Novembro (sábado) provocará significativa perturbação na operação da companhia nestes dias.

"Se um utente se dirigir para adquirir o sistema pré-pago, as condições de pagamento não são devidamente comunicadas" e quem paga "’a posteriori’ paga mais do que a taxa", apontou

Medida entra em vigor a partir de janeiro

A descida da taxa do IRC prevista na reforma deste imposto vai ser cumprida no Orçamento de Estado para 2015, passando de 23% para 21%.

O Plano Regional de Turismo de Lisboa para o período 2015-2019 já está disponível para consulta pública.

Visualmente muito semelhante à nota da primeira série, esta é mais resistente à falsificação. Os cidadãos podem continuar a utilizar as notas de 10 euros da primeira série, sem restrições.

A ideia foi-nos deixada por Ricardo Cipriano, director-geral do Castro Marim Golfe & Country Club que na passada sexta-feira inaugurou o aldeamento turístico “The Village”. Somando as portagens à política fiscal, o resultado, disse é a menor competitividade do golfe algarvio num sector em que, disse, a “concorrência é feroz”.

Não vivemos tempos de festa, porém, a AHRESP, enquanto Associação representativa dos principais setores que integram o Turismo jamais, poderia deixar de se associar às inúmeras iniciativas que serão levadas a efeito, no próximo dia 27, DIA MUNDIAL DO TURISMO, saudando todos quantos têm contribuído para o sucesso do Turismo, e para o seu efeito catalisador como líder das exportações.

Foi aprovado, e assinado, em concertação social, o valor do novo Salário Mínimo Nacional – SMN, com entrada em vigor a partir de 01 de outubro de 2014.

Acordo na concertação social: Governo sobe salário mínimo já em outubro para os 505 euros e durante 15 meses. TSU das empresas baixa 0,75 pontos. UGT, CIP e CCP assinam com Passos
O Governo, a UGT, a CIP e a CCP concordaram esta quarta-feira em subir o salário mínimo nacional para os 505 euros, confirmou o Observador junto de fonte oficial do Ministério da Solidariedade.

É apresentada como sendo “mais resistente à contrafação”, com “vários elementos de segurança melhorados”, e terá uma aparência “renovada”. Falamos da nova nota de 10 euros que entra em circulação esta terça-feira e que se assemelha em termos de tamanho à que já andamos a utilizar de 5 euros

O ministro da Fazenda espanhol, Cristóbal Montoro, garantiu hoje que o executivo não vai subir o IVA porque isso é "desnecessário" e seria "contraproducente" para os esforços de reativar a economia.

O ministro da Fazenda espanhol, Cristóbal Montoro, garantiu hoje que o executivo não vai subir o IVA porque isso é "desnecessário" e seria "contraproducente" para os esforços de reativar a economia.

Conforme dados do INE, o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento homólogo de 0,9% no 2º trimestre de 2014, o que representa uma quebra 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao crescimento homólogo de 1,0% no trimestre anterior.

Devido a alterações metodológicas, o PIB português avançou mais 0,1 pontos do que a estimativa inicial do INE para o segundo trimestre (0,9%), mas afinal cresceu menos 0,3 pontos no arranque do ano.

A conclusão é de um novo estudo, realizado pela consultora Chadwick Martin Bailey (CMB), segundo o qual os comentários no TripAdvisor e em outras agências de viagens online também são relevantes para a decisão final de compra.

Informações divulgadas publicamente pelo Governo Português vêm permitir um conhecimento sobre a aplicação prevista dos Fundos Estruturais para o período que vigorará entre 2014 e 2020, os quais serão canalizados, através da utilização de Instrumentos Financeiros (IF) próprios, para um leque abrangente de intervenções.

O Grupo de Hotéis e Hospitalidade da JLL divulgou os resultados do seu estudo bianual global Hotel Investment Sentiment Survey, o qual revela que as expectativas em relação à operação hoteleira na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) deverão manter-se “especialmente fortes”.

O Governo está empenhado em uniformizar o regime de faturação e, deste modo, penalizar todas as empresas e entidades que cometam fraude no sistema de faturação.

Taxa de inflação caiu para -0,9% em Julho e acentuam-se os sinais de que a queda de preços pode não ser temporária como aconteceu em 2009.

Taxa de inflação caiu para -0,9% em Julho e acentuam-se os sinais de que a queda de preços pode não ser temporária como aconteceu em 2009.

A receita do IVA aumentou 3,5% em 2013? O Governo diz que sim e até relaciona essa tendência com o combate à fraude e evasão fiscal e ainda com a recuperação da atividade económica.

O gasto médio diário per capita dos visitantes não residentes que se deslocaram a Portugal em 2013 situou-se em 100,22 euros, enquanto a média do gasto em viagens turísticas se situou nos 1,968,00 euros. Brasileiros, angolanos e russos são os turistas que apresentam um gasto médio mais elevado.

Barroso e Passos trocam elogios sobre prioridades dos fundos europeus. “Vinte e seis mil milhões de euros é uma pipa de massa”, diz o presidente da Comissão.

O índice que mede a confiança dos empresários e consumidores da Zona Euro melhorou em Julho e superou estimativas. A actividade industrial e a construção suportaram este crescimento.
A Comissão Europeia divulgou esta quarta-feira, 30 de Julho, que o índice que mede a confiança dos empresários e dos consumidores da Zona Euro subiu de 102,1 pontos em Junho para 102,2 pontos em Julho.

Portugal é um destino cada vez mais na moda. Os muitos prémios recebidos e o número de turistas assim o confirmam. No ano passado, Portugal recebeu mais de 14 milhões de visitantes

Todos os associados AHRESP que pretendam formalizar uma candidatura ao Mestrado ou à Pós-graduação/Especialização/Formação Avançada, em Gestão Hoteleira, devem seguir as indicações de formalização que estão disponíveis no site da ESHTE.

As Receitas Turísticas cresceram 12,3% em Maio, acumulando nos primeiros cinco meses um ritmo de 10,2% e mais de 910,5 milhões de euros. Segundo a Secretaria de Estado do Turismo, “este ritmo é bastante superior ao do recorde atingido em 2013”.

O ministro da Economia preside hoje à assinatura do contrato de concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa com o único consórcio concorrente, que junta Global Liman Isletmeleri, Grupo Sousa, Royal Caribbean Cruises e Creuers del Port de Barcelona.

Segundo António Pires de Lima, a evolução do turismo deve-se ao "mérito" dos empresários do setor.

A publicação «As espécies mais populares do mar de Portugal: num restaurante perto de si» vai ser lançada no dia 16 de julho, em Peniche.


Azevedo Pereira despede-se dos Impostos com um plano de fiscalização da emissão de facturas.

Com a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, a AHRESP e representantes de 45 entidades, marcaram presença esta manhã na apresentação oficial do PORTUGAL AGRO 2014. O evento, que levará à FIL a maior representação de sempre da produção nacional do setor, decorrerá entre 20 a 23 de Novembro.

A Água Castello, pioneira das águas minerais gaseificadas em Portugal, celebra este ano o seu 115º aniversário

Medidas do Governo pretendem simplificar as autorizações de funcionamento dos concessionários de praia fora dos períodos estabelecidos para a época balnear.


O secretário de Estado do Turismo considerou que a função do Governo é criar condições para as empresas fazerem o seu trabalho e deu como exemplo a emissão de vistos em 72 horas para turistas oriundos da Colômbia.

A Autoridade Tributária publicou, no passado dia 27 de Junho, um ofício circulado procedendo à alteração da taxa de IVA aplicada ao denominado "pão especial", passando a taxa de IVA de 23% para 6%.

Até 20 de julho vai poder concorrer ao Food & Nutrition Awards, que pretende continuar a revelar bons exemplos de dinâmica do setor agroalimentar português e a premiar os produtos e serviços mais inovadores do mercado nacional.

 A Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP) organizou um debate, nas suas instalações em Lisboa, inteiramente focado na temática do IVA. A AHRESP foi uma das entidades convidadas a apresentar um orador no “Congresso do IVA”, ao lado de empresas como a Nestlé e a NetJets, de consultoras como a Deloitte e a KPMG, e da própria AT – Autoridade Tributária e Aduaneira.

Segunda fase do Comércio Investe será lançada ainda este ano para incentivar investimento. Restauração pode vir a ter apoios específicos.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, apontou hoje o turismo como um dos setores que tem tido um papel fundamental na recuperação económica do país, considerando primordial potenciar o desafio da competitividade.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, apontou hoje o turismo como um dos setores que tem tido um papel fundamental na recuperação económica do país, considerando primordial potenciar o desafio da competitividade.

A taxa de inflação em Portugal continua próxima de zero, com vestuário, viagens de avião e combustíveis e lubrificantes para automóvel a registarem quedas de preços.

Associações de direito ao consumo de cinco países entregam hoje ao Parlamento Europeu manifesto para impedir aplicação de taxas em cartões de débito e de crédito.

Objectivo é isentar de taxas a abertura, fecho e comunicação de horários dos estabelecimentos e reduzir obrigatoriedade de licenciamentos.

Organização de serviços de higiene e segurança do trabalho, a preços competitivos, estão à disposição dos empresários de Hotelaria e Restauração dos Açores.

O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros o sorteio “Fatura da Sorte”, que no fundo é mais uma medida no combate à concorrência desleal, à economia paralela e à evasão fiscal, o que a AHRESP saúda. Complementarmente é mais uma iniciativa que promove o consumo interno, o que também saudamos.

As audições do grupo de trabalho sobre comissões bancárias, do Parlamento, vão começar em março, estando previstas ser ouvidas entidades como o Banco de Portugal ou a Unicre, assim como representantes dos comerciantes.

Governo deverá aprovar no Conselho de Ministros de quinta o diploma que vai regulamentar os sorteios das faturas com número de contribuintePaulo Núncio

Na sequência da publicação da lei que reforma o IRC, a Lei nº 2/2014 de 16 de Janeiro, apresentamos desde já os seguintes destaques:

Taxas

• A taxa de IRC é de 23%;
• Pequenas e Médias Empresas tem uma taxa de IRC de 17% aplicável aos € 15.000 de matéria colectável.

Bancos disponibilizam créditos de baixos montantes com condições mais vantajosas para empreendedores

A cidade do Porto foi escolhida pelo guia de viagens "Lonely Planet" como um dos dez destinos "onde os viajantes devem ir na Europa neste momento".

A Ernst & Young concluiu “que o peso do sector do turismo tem vindo a assumir uma importância cada vez maior no PIB, no entanto, todas as políticas públicas têm sido de desincentivo das situações estruturais portuguesas”. Para Carlos Lobo, responsável da empresa, “se temos as condições mais favoráveis, temos um factor de distorção ao nível da competitividade”.

O comunicado do Conselho de Ministros de 17 de abril de 2013, vem dar nota que o Governo aprovou um diploma que vem estabelecer as definições, denominações e características, formas de acondicionamento a que devem obedecer o café, sucedâneos de café e suas misturas, bem como, as regras relativas à respetiva rotulagem e comercialização.

O Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT) 2013-2015, aprovado pela resolução do Conselho de Ministros n.º24/2013, publicada a 16 de Abril, já se encontra disponível com o resultado da revisão da estratégia de desenvolvimento turístico na página do Turismo de Portugal.

Já Conhece o novo acesso através do seu SMARTPHONE ou TABLET?

Basta aceder ao www.bue.pt através do browser seu SMARTPHONE ou TABLET e crie um "ATALHO" no Ecran Principal e a sua WebbApp fica instalada!

A Maior Plataforma de Negócios para os Sectores da Alimentação, Distribuição e Hotelaria em Portugal

A realização simultânea da Alimentaria Lisboa e da Horexpo, as duas feiras mais importantes nos respectivos mercados em Portugal, surge com o objectivo de gerar mais valias e novas sinergias tanto para expositores como para visitantes.

Um novo projecto que concentra no mesmo espaço a oferta e a procura da fileira da indústria alimentar, hotelaria e distribuição.

Copyright © 2013 AHRESP. Todos os direitos reservados.